Pr. Dalmo Almeida

Pr. Dalmo Almeida
Servo do Senhor Jesus

terça-feira, 31 de maio de 2011

ABAIXO ASSINADO




Convido você leitor e amigo para participar desse URGENTE manifesto.
Copie o link abaixo e cole na barra de endereço.

http://abaixoassinado.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/gw-assinatura/

sábado, 21 de maio de 2011

PARTICIPEM


EU SOU CONTRA!!!!!!


Estão querendo nos empurrar goela a baixo essa porcaria, venho aqui convidar você para ajudar nessa petição pública para eles verem que nós também temos voz neste país.

Me desculpem pelo palavrão, mas isso é a expressão da indignação de quem quer preservar os princípios familiares num país que tem a fama de ser Pentecostal e em crescimento Evangélico estrondoso.

Vamos provar agora que DEUS é Senhor deste país e que aqui o povo Cristão também é lutador.

Meus Amigos,

COPIE E COLE ESTE LINK ABAIXO:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PROL

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também VAI CONCORDAR.


sábado, 14 de maio de 2011

Sodoma e Gomorra !!!

Estamos vivendo momentos de Sodoma e Gomorra !!!

Os pastores Marcos Gladstone e Fábio Inácio inauguram, neste sábado, o sétimo templo da Igreja Cristã Contemporânea, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A cerimônia será especial, pois comemora também a vitória conquistada, quinta-feira, com o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da união estável entre casais do mesmo sexo.

- O reconhecimento traz para nós segurança e a sensação de que nós existimos. Estamos juntos há cinco anos, temos dois filhos, mas não éramos uma família reconhecida. É muito ruim saber que o nosso amor é diferente para algumas pessoas. Se a Bíblia diz que Deus é amor, como Ele não reconheceria o amor entre duas pessoas?

A Igreja Cristã Contemporânea nasceu há cinco anos para incluir gays no ambiente cristão. Hoje a entidade tem cerca de 1.500 fiéis.

Marcos e Fábio protagonizaram, ano passado, o primeiro casamento entre pastores evangélicos homossexuais do país. Para Marcos, a próxima luta será pela união civil.

- O único direito que falta para nós agora é o casamento. Somos casados no religioso, mas vamos lutar pela união civil.

A inauguração do sétimo templo da Igreja Cristã Contemporânea será às 19h. O endereço é Rua Marechal Floriano 531, Bairro 25 de Agosto – Duque de Caxias.

Fonte: jornal extra-RJ

“Estamos vivendo momentos de Sodoma e Gomorra os Cristãos pedem Socorro por vivermos neste mundo como o de hoje”.

Em breve JESUS VOLTARÁ – PREPARE-SE !!!

Bolsonaro e Marco Feliciano: Racismo e Homofobia com base em Gênesis 9.20-29?



Por Esdras Costa Bentho

Ouvi alguns debates em torno das afirmações de Bolsonaro e a justificativa bíblica que o deputado federal Marco Feliciano apresentou com base na maldição de Noé sobre Canaã. Por esta razão, procurei rápida e urgentemente fazer a presente exegese para esclarecer o sentido real da maldição sobre Canaã.

Após as narrativas que estabelecem a aliança de Deus com Noé e seus filhos, segue-se uma tragédia na família de Noé (9.20-29). Um resumo dos fatos sucedidos facilitará a compreensão da narrativa:

a) Noé se embriagou com o vinho da própria vinha (vs.20,21);

b) Embriagado, apareceu nu dentro de sua própria tenda (v.21);

c) Seu filho Cam e seu neto Canaã viram a nudez de seu pai e dele zombaram (v.22);

d) Sem e Jafé ao tomarem conhecimento do fato, cobrem seu pai Noé, sem contemplar-lhe a nudez (v.23);

e) Noé ao acordar profetiza bênçãos e maldições sobre os seus três filhos baseado nos atos anteriores (vs.24-27).

Tem-se discutido muito acerca do ato de Cam e de seu filho Canaã, algumas das propostas de certos intérpretes vão desde o homossexualismo até a castração.

HICKEY[1], afirma sem apresentar qualquer base exegética que sustente sua afirmação, que o pecado pelo qual Canaã foi amaldiçoado foi o homossexualismo.

Outros intérpretes mencionam Levítico 18 acerca dos atos sexuais praticados na terra de Canaã como uma referência de que os descendentes de Canaã continuaram a prática iniciada por seu pai. Pura fantasia! Relações das quais são narradas em Levítico 18.6-18, não era ato apenas dos cananitas e dos egípcios (descendentes de Cam – o Egito era descendente de Mizraim e não de Canaã) quase todas as civilizações do Oriente Próximo praticavam essas aberrações. A expressão “descobrir a nudez” (eufemismo para relações sexuais incestuosas -Lv 18), não deve ser confundida com “ver a nudez” (Gn 9.22), mesmo que, o texto de Gn 9.21, segundo Ellicott, traduz-se por (Noé) “despiu-se a si mesmo”. KEVAN, E.F., Op. cit., p.93, traduz o texto em sentido passivo por “descobriu-se” (a ação é praticada por Noé). A referência remota está no contexto de Deuteronômio 27.16 e não Levítico 18.6-18.

O termo nudez é usado nesse texto basicamente com o sentido de “estar exposto” e o verbo “ver” deve ser tomado em seu sentido próprio. Assim, a expressão “vendo a nudez do pai”, deve ser entendida em seu sentido óbvio e original, sem qualquer indicação de que existe uma mensagem oculta nas entrelinhas do texto. Cam encontrou seu pai desnudo na tenda, achou graça do episódio, e ridicularizou o pai na presença de seus irmãos.

O hebraico possui pelo menos três termos para nudez, procedente do verbo ‘ûr (estar exposta à vista das pessoas; ser desnudado): ‘erôm (adjetivo, nu; substantivo, nudez); ‘ârôm (nu) e ma‘adrom (nu), qualquer um desses termos significam a mesma coisa, exceto quando o uso é figurado para descrever a opressão (Jó 24.7, 10; Is 58.7), ou mesmo a pobreza ou falta de recursos como em Jó 1.21. Um outro sentido é descrever a nudez tanto espiritual quanto física (Gn 3.7, 10,11), e até mesmo de que o sheol está desnudo diante de Deus (Jó 26.6; Sl 139.7), mas jamais o vocábulo é usado como eufemismo para o ato homossexual. [2] O sentido primário é a condição de estar exposto, estar desnudo à vista das pessoas. Uma questão especial é o caso primevo de que Adão e sua esposa estavam nus diante de Deus na condição tanto física quanto espiritual. No sentido espiritual estavam conscientes de sua culpa e incapaz de escondê-la do Criador.

A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso[3] a nudez do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça simetricamente o conceito expendido: “ Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”. Segundo Champlin:

Na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de pai ou mãe era considerado uma calamidade social muito séria, e um filho ou filha ver tal nudez propositadamente era um lapso sério da moralidade filial. Portanto, Cão errou gravemente, de acordo com os padrões de sua época. E não somente errou pessoalmente, mas também correu até seus irmãos, fazendo do incidente um motivo de riso.[4]

Ao contrário de Cam e Canaã, Sem e Jafé evitaram cuidadosamente de incidir no mesmo equívoco de seu irmão e sobrinho (v.23). Ao despertar do sono e recuperar-se da embriaguez, Noé toma conhecimento dos atos de seus filhos, e seguindo a tradição do seu tempo pronuncia maldições e bênçãos segundo o agir de cada um deles.

a) A maldição sobre Canaã

Acredita-se que para que a maldição recaísse sobre Canaã, ele tenha participado de alguma forma do desrespeitoso ato de seu pai Cam. Das 63 ocorrências do termo ārar (maldição)[5] no Antigo Testamento, o verbo ocorre por 12 vezes como antônimo do verbo abençoar (bārak), e um desses casos é o versículo 25 do texto em apreço 12.[6] Seguindo os conceitos anteriores (Gn 3.14, 17; 4.11), o sentido primário é de que Canaã e sua descendência estariam banidos, cercados de obstáculos e sem forças para resistirem seus inimigos tornando-se escravos dos escravos (ebed ‘abādîm). Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos povos negros da África.[7] O cumprimento dessa maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400 a.C.) e também na conquista da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas.[8] Por fim, não se trata de uma maldição dirigida aos negros africanos como costuma dizer certos intérpretes. Os cananitas foram totalmente extintos segundo a posição de vários biblistas e historiadores.

b) A bênção sobre Sem

Particular atenção deve ser considerada aos textos que tratam da bênção sobre Sem e seu irmão Jafé. O primeiro deles é que para Sem o nome divino usado é YaHWeH El[9] enquanto para Jafé é Elohîm [10]. Os dois nomes são significativos dentro do contexto da promessa messiânica a Sem. O texto não diz “Bendito seja Sem”, mas “Bendito seja YaHWeH El de Sem”, isto é, “YaHWeH será tanto o Deus quanto a bênção de Sem”. Canaã por sua vez não seria submisso apenas ao Deus de Sem, mas ao próprio irmão. Aos descendentes de Sem seriam confiados a Aliança e o conhecimento do Senhor e através dela sairia o Messias.

c) A bênção sobre Jafé

A bênção do Senhor sobre Jafé está subordinada a de Sem: “habite ele nas tendas de Sem”, o que equivale a dizer que Jafé e Sem teriam relações diplomáticas amigáveis.[11] Entretanto, ’Elohîm engrandeceria a Jafé de tal forma que Canaã lhe seria servo (v.27). Além de Canaã receber a sua sentença imprecatória, esta foi reforçada em cada bênção pronunciada a seus irmãos. Os cananitas seriam escravos tanto dos semitas (linhagem judaica) quanto dos jafetitas (povos indo-europeus).

Notas

[1] HICKEY, Marilyn. Quebre a Cadeia da Maldição Hereditária, Rio de Janeiro: ADHONEP, 1988, p. 31,32.
[2] Ver HARRIS, R. L. (et al.) Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998, p. 1096-7.

[3] RYRIE, op.cit., 1991, p. 18 traduz o texto “Cam…vendo a nudez”, literalmente por “contemplou com satisfação”.

[4] Cf. CHAMPLIN, R.N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Vl.1. São Paulo: Candeia, 2000, p.82.

[5] O hebraico possui vários termos equivalentes ao termo “maldição” na língua portuguesa: ārar (amaldiçoar); me ā‘râ (maldição); qelālâ (maldição); qālal (amaldiçoados); nāqab (maldição).

[6] Ver, HARRIS, R. L. (et al.), op.cit., p. 126.

[7] Cf. ARCHER, Gleason, 1997, op.cit., p.93.

[8] É provável que os Persas fossem descendentes de Jafé, mediante Madai. Veja ARCHER, Gleason, 1997, op.cit., p.93.

[9] Senhor que é Deus ou o Senhor Deus Forte.

[10] Deus ou deuses.

[11] Veja ARCHER, Gleason, 1997, op.cit., p.93, onde o autor trata de minúcias históricas relativas ao cumprimento dessa promessa. Ver também CHAMPLIN, R.N., op.cit., 2000, p.83.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

Mães

As mulheres têm tido um papel preponderante no mundo. Alguém já disse: "A mão que embala o berço governa o mundo." Outra frase famosa é: "Por trás de todo homem bem sucedido, existe uma grande mulher."

A mulher é uma parte indispensável do homem, uma parte que o torna realizado e que o completa. Deus criou a mulher de uma forma toda especial, retirando uma costela de Adão.

"Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: tomou uma das costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe." (Gn 2.21,22.) A mulher é uma parte do homem — nem menor, nem maior, mas igual ao homem. Ela é o elemento de que Deus se utiliza para proporcionar ao homem sua total realização na paternidade.

Somente a mulher é concedido a dádiva da geração de filhos e é com o sentimento materno que venho parabenizar todas as mães deste enorme Brasil e felicitá-las por este grandioso dia, “Parabéns Mamães” Deus realmente vos ama e lhes quer na presença do Pai Celestial para saber criar seus filhos na direção correta que é o caminho do Senhor.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tempestades da Vida


Todos nós passamos por dificul­dades. Toda pessoa enfrenta tempestades na vida.

Até mesmo Jesus passou por um sofrimento que pareceu tirar-lhe a paz. Ficou angustiado e perturbado no Jardim do Getsêmani antes de ser traído, preso e crucificado.

"A minha alma está profunda­mente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.

"Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo:

"Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres..." (Mateus 26.37-39.)

A Bíblia mostra que todos passam por problemas e dificuldades.

Não importa o lugar onde esteja­mos, eles nos alcançam.

Há problemas de rejeição, de críti­ca, de zombaria, de circunstâncias confusas. Seja qual for o problema, podemos submeter cada necessida­de a Jesus, começar a obedecer a sua Palavra e a praticá-la em nossa vida.

Quando os problemas vierem con­tra nós, em vez de sair correndo, ten­tando uma solução por nós mesmos, busquemos a orientação de Deus, procuremos conselhos de seus pro­fetas.

O Senhor tem a provisão e o esca­pe para cada um de nossos proble­mas e no tempo certo Ele responderá nossas indagações. O que não podemos jamais é deixar de lado a nossa fé no Senhor Jesus e achar que Ele não pode resolver nossos problemas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Congresso Lirio dos Vales

IgrejaConjuntoRecepçãoPr. GesielGrandes Irmãs e AmigasBanner
Líder - Irmã CarmenConjuntoVisitantesMissionária EvaVisitantesLouvando
LouvandoDiáconos

Congresso Lirio dos Vales, um álbum no Flickr.

Congresso do Círculo de Oração das Irmãs Igreja Assembléia de Deus Popular Nova

EPED 2011

AmigosPlenárioEv. MarceloPr. João, Pr. Itamar, EU claroPr. EuclidesAmigos

EPED 2011, um álbum no Flickr.

Encontro de Professores de Escola Dominical